Os "Eus" de Fernando Pessoa

15 de jun. de 2011

Segunda-feira como poucos sabiam e o google fez questão de lembrar com um logo tipo feeeeeeeio que dói mas que fazia uns doodles bacaninhas, pois foi aniversário de Fernando Pessoa.

O poeteiro portugues nasceu em 13 de junho de 1888 d.C, e foi considerado um dos maiores influentes da literatura portuguesa no mundo.

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus."

Por eu achar a históra dos heteronimos muito interessante vou falar dele, mesmo depois dessa citação.
Pessoa vem de um berço de ouro, sua mãe, não muito diferente das outras mulheres da época, era dona de casa e seu pai ocupava o parlamento em Lisboa. Possuia uma vida boa com a familia, alem de seus pais ele morava com duas criadas e a avó, Dionisia que era uma doida de pedra que tinha uma doença mental.
Mas boa vida não durou muito, pois seu pai morreu de tuberculose e no ano seguinte seu irmão também veio a falecer. Sua mãe se viu na falencia e se viu obrigada a vender a mobilia e a mudar para uma residencia mais humilde. Foi neste periodo que Pessoa fez seu primeiro heteronimo.

Quando a situação ficou feia de verdade sua mãe resolveu dar pro primeiro velho rico que apareceu casou-se novamente e foi morar na Africa do Sul em Durban onde pessoa cresceu e recebeu uma educação com grande influencia inglesa.

Ao contrario dos portugueses normais, Pessoa era muito inteligente e sempre era o melhor aluno de sua turma, nesta fase ele cria um pseudonimo Alexander Search e fica escrevendo cartas pra si mesmo (isso que é carencia, viu). Não é pra menos, neste mesmo ano sua irmã acabou morrendo. Aos poucos Pessoa foi ficando triste, se isolando, criando seu próprio mundo, com seus poemas, seus heteronimos foi é ficando esquisofrenico
Ao terminar seus estudos ele resolve voltar pra Portugal e se entregar em sua carreira de escritor.

"Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar
quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da
civilização e o alargamento da consciência da humanidade"

Heteronimos são as personalidades poeticas completas. Ele usava esses nomes pra assinar varias obras.Cada um possuia não só personalidade diferente, mas as maneiras de escrever também, realmente você não acredita ser a mesma pessoa. (coisa de esquisofrenico).

Alberto Caeiro era o mais simplista, possuia só o primario e fazia poemas de montão, de maneiras simples e diretas. Vocês podem encontra-los em Poemas Completos de Alberto Caeiro.

Alvaro de Campos era um engenheiro portugues que não teve sucesso na carreira e virou escritor com bastante influencia inglesa, esse foi o unico que mudou sua maneira de escrever era simbolista e futurista, depois niilista e pra acabar com nossa lista morreu de tuberculose.

Ricardo Reis era um medico defensor da monarquia e se mostrava super interessado na cultura latina.

Fernando Pessoa morreu internado aos 47 anos com uma frase que deixou em ingles sobre a cama do hospital "I know not what tomorrow will bring" ("Não sei o que o amanhã trará").
Eu queria um irmão siamês pra chamar de eu.

Dia dos Namorados

11 de jun. de 2011

Lá vamos nós pra mais uma data retardada comemorativa, dessa vez é o dia dos Namorados ou de São Valentim, neste dia é celebrado a união amorosa, alguns lugares você presenteia seu melhor amigo, seu irmão, seu pai, seu cachorro, enfim, a quem você ache muito importante. Já em outros é fechado só pra casais.


Láááá na Roma Antiga, anualmente o dia 14 de fevereiro era celebrado em nome de Juno (Deusa da mulher e do matrimonio) e de Pan ( Deusa da Natureza) a festa de lupercais. Nesse evento tinha um ritual chamado "Passeata da fertididade" onde os sarcedotes desfilava pela cidade chicoteando todas as mulheres com umas correias de couro de cabra só pra garantir a fecundidade.

Algum tempo depois essa data teve um inicio totalmente diferente e cristão, foi feito um dia de jejum em homenagem ao Santo Valentim que em sua vida bateu de frente com o imperador Claudio II que tinha proibido o casamento durante as guerras. Ele acreditava que solteiros eram melhores combatentes do que casados.
O Bispo Valentim continuava suas praticas de celebrar casamentos e em segredo ele mesmo se casou, mesmo com a proibição do imperador. Quando isso foi descoberto, o pau comeu e Valentim foi preso e condenado a morte.
Enquanto estava na prisão esperando sua sentença, Valentim acabou se apaixonando pela filha cega do carcereiro e ai milagrosamente ele curou a menina da cegueira, ai sim ele foi morto. Mas antes de morrer ele escreveu umas mensagens de amor onde assinava " De seu namorado" ou "De seu Valentim. Ai nasceu a expressão de mulher do padre.

Muito depois com a chegada do amor romantico na Idade Média que esse dia foi revisto. Ai no século XVII ingleses e franceses comemoravam o dia de São Valentim como a união dos namorados e isso se espalhou pelo mundo. Nesta época, acreditava que o dia 14 de fevereiro era a data que os passaros se acasalavam e por isso os namorados ou solteirões que estavam apaixonados e não tinham coragem pra chegar na pessoa deixava recados na porta do individuo(a).

Hoje é apenas uma troca de presentes simbolicos ou não. Os mais bregas usam imagens daquele viadinho do cupido com asinhas e flechinhas com coração na ponta e sininhos. Pesquisas mostram que 85% das compras são de mulheres que gera bilhões de lucro no mercado.

No Brasil é comemorado no dia 12 de junho devido ao fato de ser vespera do dia de Santo Antonio (Santo casamenteiro).

Essa data inutil tem como finalidade...
  • Gastar um dinheiro lascado pra fazer um agradinho pra namorada(o) sem sentimento algum, só por causa da data mesmo.
  • Tirar uma onda de cara legal, de bonzinho com a sogrona.
  • Tentar garantir sua diversão de mais tarde.


Pra quem não tem namorada ta ai um fluxograma mostrando como conseguir uma.

Minha namorada já foi vítima de aborto no caso ela foi abortada pela minha sogra por isso que ela não existe.

Corpus Christi

10 de jun. de 2011

São duas cidades, uma localizada no Paraguai e outra no Texas...


Ah, é mesmo, também é uma festinha super badalada pela Igreja onde um monte de gente se reunem pra comemorar a presença de Jesus, ai se divertem comendo pão e vinho que simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. E estão nessa espera que já dura 2000 anos.

Essa tradição tem inicio no século XIII, pela Igreja Catolica que sentiu essa necessidade de celebrar a presença de Cristo em um pão consagrado. O papa Urbano IV instituiu essa festa colocando na bula "Transiturus" em agosto de 1264 para que possa ser feita numa quinta feira depois da festa da Santissima Trindade, onde todos os santos usam tridentes Onde as pessoas caminham por Deus falando que ele é um só pra trê pessoas distintas: Deus, Jesus e a Pomba Pai, filho e Espirito Santo.

Só que a Festa de Corpus Christi não teve tanto sucesso porque o papa que criou ela morreu logo em seguida,  embora algumas igrejas adotou a ideia e nunca abandonaram, criaram uma procissão que saiu de uma colonia na Alemanha e sairam por ai difusando essa cultura, da Alemanha, pra França, depois pra Italia...em Roma essa festa é encontrada desde 1350...
Existem religiões que não aceitam essa festa como Ilsmamismo ou Judaismo, e alguns lugares como dito no post anterior é comemorada no dia 7 de junho, outros no dia 10 de junho e na maioria é 60 dias depois da Pascoa, podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.
Esse ano cai no dia 23. O Brasil leva um destaque por alguns motivos...

Algumas cidades, neste dia, enchem as ruas de desenhos coloridos feitos com diversos materiais, pedrinhas, petalas de flores e etc...

E após o evento, com todo esse trabalho que tiveram, suas noites sem dormir planejando tudo isso, eles se juntam e desfilam em cima dos desenhos, desfazendo tudo. Até hoje não se sabe o motivo dessa pratica.

E a resposta pra um email que me mandaram é não, o Cristo Redentor não é o megazord de Jesus!

Happy Birthday

8 de jun. de 2011

Ontem foi meu aniversario, é tão engraçado quando algumas pessoas te acham estranho só por não se importar com isso.
Eu até usaria um chapeuzinho de palhaço e comemoraria o fato da Terra ter dado mais uma volta em torno do Sol, mas sabem o que é... eu achava que esse ano não iria acontecer, não estava preparado. E não é que esse planetinha conseguiu mais uma vez. Ano que vem será 2012, aí eu duvido dele conseguir.
Recebi varios recados bacanas, mas o mais marcante de todos foi uma que dizia assim

"Willians, feliz aniversário, parabéns pelo seu dia, saibas que gosto muito de você, dom de deus. abraço de seu amigo Fulano."

Meu nome é DENIS e não WILLIANS. PORRAAAA! Isso me lembra uma imagem que vi no Tolices do Orkut
iahiuahiahiahiahihaihuaihiahiuahuiahhaihia

Muitas pessoas acreditam que 7 de junho é um feriado santo chamado "Corpus-Christi" na verdade isso foi um truque da IURD para enganar os olhos inocentes da população. Esse dia que é feriado em muitos lugares é por causa do meu nascimento mesmo.


Falando nisso, como ontem foi meu aniversário. Alguma mulher tá afim de oferecer seu corpo como presente?

Memes

5 de jun. de 2011

Um meme (do inglês Meme) foi uma giria termo criado para memoria ou informações guardadas que se multiplicam de cérebro em cérebro, ou qualquer coisa que se possa comparar, ou seja, lugares onde se armazena informações, como por exemplo livros.


Esse termo foi criado por Richard Dawkins em 1976 no livro O gene egoista. Por isso ele não trata sobre assuntos como internet, computadores e coisas modernas.
Para ele isso éum metodo de aprendizado, é a evolução cultural. Dawkins simplesmente queria definir os memes como replicadores de comportamento. Com o passar do tempo esse termo foi se distanciando da proposta inicial do autor, hoje é apenas um termo usado na internet como linguagem de virus.

Um meme clássico.

Eita manolo, isso é dorgas...então fica ligdo no lance do Manolo Mc alguma coisa pra tá por dentro de um meme.

MORRE DEADO!