Gestalt

22 de fev. de 2011

Faaaala putada.
Depois de quase duas semanas eu achei um tempo pra dar uma rapidinha por aqui. Nem todo mundo sabe, mas eu estudo psicologia, e essa semana estava lendo um gibi dos X-MEN e me peguei reparando em algo bem bacana, e supunheto que nem o Stan Lee pensou nisso quando criou a personagem. Calma eu explico...
O nome desse post é Gestalt, mas o que seria a Gestalt?
Ela é uma linha teórica criada no final do século XIX por onde se estuda processos de percepção.
Segundo essa teoria o cérebro é um sistema fodastico que permite uma interação com elementos do ambiente (ou não) como por exemplo: proximidade, continuação, semelhança, preenchimento, simplicidade, figuras de fundo e etc.
Figuras como ilusões de ótica usam desse processo, como as que segue abaixo:


Dependendo da maneira que você olha é uma moça ou uma velha.


E na figura de baixo, tem mesmo um triangulo ai?

ou quantos pontinhos pretos você consegue contar?


Aí você me pergunta o que o Stan Lee e os X-MEN tem a ver com toda essa baboseira...
Eu enrolei toda essa explicação só pra mostrar isso:
Batman vs Batman = Wolverine.

=D

2 comentários:

Barbara Teodosio disse...

hahahaha...nossa que massa!!!

Unknown disse...

adoreii isso ai !!! ... vc podia ter achado ano passado pra fazer o trabalho !!. rsrs

Postar um comentário