As funções do sono.

10 de mar. de 2012

Uaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh puta que pariu que soono mano. Ontem a noitada foi das boas, eu to passando por um momento de muito trabalho, vou duas vezes por dia na faculdade, faço alguns cursos de tarde e as vezes dou algumas aulas, chega na sexta não estou me aguentando em pé, mas ontem teve um show do Elvis Presley Cover que eu tive que ir conferir.
Muito massa o show, sem falar que o vocal é amigo meu, mas mesmo assim não consegui ingressos grátis haha.
Durante o show eu estava forever alone, nenhum de meus colegas estava financeiramente pronto pra ir e eu dei algumas cochiladas na cadeira. Algumas meninas da mesa da frente acharam engraçada minha situação e de uma maneira "super discreta" tiraram algumas fotos minhas apagando na cadeira. rs
Enfim cheguei em casa e vim aqui porque estou louco pra puxar um ronco pra falar um pouco sobre o sono. Eeentão vaamu laaaaaauaaahhhh...


Uma boa noite de sono significa muito mais do que simplesmente repor as energias. O corpo precisa desse descanso pra poder pra poder equilibrar o funcionamento dos hormônios, fortalecer a imunidade contra doenças, rejuvenescer a aparência e registrar eventos importantes na memoria. por isso também é importante dormir durante a noite, ao contrario de corujas e hamsters com a rodinha da gaiola enferrujada, nós não somos seres noturnos, por mais que nos adaptamos a rotinas diferentes, um sono durante o dia não tem a mesma qualidade de um durante a noite.
Um ciclo de sono passa por 4 fases e duram cerca de 20 minutos cada fase que vão desde a simples sonolência ao supremo estado de pedra, quase coma.

Achei esse vídeo tão babaca, mas o único material descente que vi na net pra postar. Eu acho que esse pessoal que estuda a ciência do sono devia começar pelos mendigos. Mas enfim, vamos aos ciclos do sono, já avisando que esse post vai atuar no sistema nervoso central produzindo efeito sedativo prolongando o período de sono...

Você ficará acordado para ler esse post e logo depois ficará com sono... muito sono....

O sono é classificado em algumas fases que são elas:

Fase de vigilância ou estágio 0: Esse estágio é fraquíssimo, quem nunca se percebeu um rápido movimento ocular aleatório? Após uns 5 minutos que você se deita pra dormir é que se alcança o próximo estágio, esse intervalo do estágio 0 para o 1 é chamado de latência do sono.
Agora temos o estágio um, onde já pode ser visto na imagem que eu achei. Achei uma que mostra o estágio 0 mas por algum motivo o blogger não reconhece aquela imagem.
Estágio 1: É quando a melatonina é liberada, e tem uma redução de tônus muscular. Traduzindo, a melatonina é um hormônio neural com a principal função regular o sono. E ele é produzido a partir do momento em que fechamos os olhos, quando estamos na presença de luz é enviada uma mensagem neuro-endócrina bloqueando a sua formação, por isso é dito que um sono durante a noite no escurinho vale muito mais do que um durante o dia.
Estágio 2: Neste estágio (Huaaaahhhhh) ocorre uma diminuição do ritmo cardíaco e respiratório, os músculos relaxam mais ainda e cai a temperatura do corpo. É um sono leve.
Estágio 3: aqui os movimentos oculares são raros, pois é, eu esqueci de falar, mas igual eu disse no estágio 0, mesmo depois de dormir o olho as vezes fica se mexendo.
Estágio 4: Aqui ocorre um pico na liberação do GH (hormônio do crescimento) e de leptina (hormônio da obesidade) e ai o cortisol começa a ser liberado (sono profundo).
Sono REM: É neste estágio que ocorrem os sonhos.

Um sono sem bocejo é a mesma coisa que se divertir sem mulher cerveja. Se você está morrendo de sono e não entendeu o trocadilho, vou desenhar pra você. Todo sono que você sente deve vir acompanhado de um belo bocejo. Umas das coisas que eu mais tenho raiva neste mundo é quando você está pra dar aquele bocejo gostoso vem um filha da puta e enfia o dedo dentro da sua boca, ai já corta todo o clima, você perde a concentração...é uma bosta.
E bocejar não é simplesmente fazer uaaaaaaaaaaaaahhhhh. Não, esse é outro processo produzido pelo sistema nervoso, quando você faz isso você puxa todo o ar pra dentro, o problema é bocejar perto de alguém que soltou uma bufa. Já imaginaram a pessoa ir bocejar e acabar desmaiando, só por causa de um peido. A função do bocejo é para driblar o sono. Meio estranho isso, né?...Meio estranho não, completamente estranho. Como pode algo que venha por causa do sono, pra não se ter mais sono? É que ao bocejar você aumenta a circulação sanguínea e empurra pra dentro mas oxigênio e diminui o dióxido de carbono no sangue e isso ajuda a deixar em alerta o nível de atenção. Só pra explicar melhor, (uaaaaaaaaaaaaahhhh)O dióxido de carbono da mais sono ainda. Quanto ao fato dele ser contagioso existem duas teorias que conheço, uma é de simples reflexo, mas uma experiencia feita com crianças autistas mostra que afinidade fala mais alto que reflexo, a conclusão desta experiencia mostra que pessoas com o desenvolvimento antipático ao relacionamento com outras pessoas não se contagiam pela síndrome do bocejo.
Lembro que teve uma hora enquanto o show do Elvis rolava e eu cochilava, acordei do nada dando um pulo medonho, e a mesa do lado quase morreu de tanto rir. Bom, uma boa noite de sono é quando você vai dormir pobre e acorda rico. Isso ainda não aconteceu comigo. Só mais uma dica, se você começar a enxergar da maneira da foto de baixo, é porque tu ta morrendo de sono, ou chapado e não é muito aconselhavel fazer zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzZzzzzzzzz


Para esse post ser feito, foram necessárias, 4 pausas, começou a ser escrito na virada de sexta pra sábado as 3 da manhã e terminou as 9 da noite com muitas pesquisas em minhas apostilas do ano passado porque não lembrava exatamente dos nomes dos hormônios, e a internet está precária nessa informação, já que quando ia pesquisar sobre sono, vinha bastante fotinhas e mensagem de auto ajuda. E eu nem falei das poluções noturnas, vou deixar pra um outro post. Francamente...

0 comentários:

Postar um comentário