TDAH - Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

11 de jun. de 2012

Descobri que sofro de um mal que assola a sociedade. Hoje de manhã um detalhe na caneca me chamou atenção e eu esqueci totalmente que ainda tinha chá dentro dela. Resultado disso foi minha calça jeans toda molhada. Poi zé, acho que estou com TDAH.


O TDAH é um problema que atinge as partes frontais do cérebro pela falta de dopamina. É caracterizada pela falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. Por esse distúrbio de comportamento o individuo gera prejuízos a si mesmo e a quem o rodeia. Prejuízos como por exemplo no trabalho, na escola, em casa, no namoro, na vida. A pessoa não presta muita atenção em suas tarefas e quase sempre ão termina aquilo que começa, prejudicando assim todo o trabalho de um grupo que conta com essa pessoa.
É notável a dificuldade em se concentrar para escrever ou ler qualquer coisa que seja considerada acima do pouco. Principalmente quando a pessoa vai anotar algum endereço e acaba faltando dados porque o nome da rua era outro e você... pera ai, sobre o que é esse assunto mesmo?

Ah sim. O THDA é um problema que atinge as partes frontais do cérebro pela falta de dopamina (e eu tenho quase certeza de que isso já fi descrito por aqui). Isso é bem caracterizado no rendimento escolar. Normalmente os meninos sofrem mais dessa doença do que as meninas. Isso porque as meninas sofrem mais com a parte do deficit de atenção enquanto os meninos com a hiperatividade. Como o deficit de atenção só faz a pessoa ficar avoada ao invés de ficar ligada no 220, enchendo o saco e perturbando como é no caso dos meninos, as meninas passam desapercebidas pelo diagnostico.
Como não achei uma foto de uma pessoa com hiperatividade, coloquei a de uma vaca, mesmo.
Quem sofre dessa doença e não a trata, está fardada a carrega-la o resto da vida. Portadores de HTDA  possuem um rendimento muito baixo em quase tudo (só pra não falar tudo hehe) que faz, mas não pense que está a salvo por causa desse termo politicamente correto, para aquelas tias gordas e mal comidas da pedagogia você é retardado mesmo.
Então o que fazer nestes casos? Ritalina neles!

Agora sim ficou muito mais fácil de lidar com a doença. Ao invés de diagnosticar uma pessoa de maneira precisa, simplesmente joga tudo no mesmo saco. Não interessa se você está passando por um momento difícil na sua vida, se você perdeu o emprego, perdeu a mulher, o pai morreu ou se vai ser promovido, vai fazer um concurso, está apaixonado por alguém e devido a isso tudo está no mundo da lua. Não interessa se você está nem um pouco interessado nas coisas acontecendo ao seu redor, simplesmente você tem TDAH e então vai ser receitado um remedinho caro pra baralho com tempo indeterminado de uso. Tá certo que médicos e industrias farmacêuticas vão lucrar horrores com isso, mas isso é apenas um detalhe. Se aquela peste, demônio de pirralho se aquela criança não para quieta no lugar, é mais fácil eu dopar ela com um remédio e tirar sua essência do que eu me dar o trabalho de criar situações para que ela possa aprender a lidar com seu problema (se é que é um problema). Enquanto eu escrevia isso aqui eu tive uma ideia. Imaginem um tênis pisca-pisca para crianças que tem hiperatividade. O tênis só piscaria quando ela estivesse parada.

Se as pessoas se importassem menos com o dinheiro e mais com o próximo como pelo menos dizem nos juramentos de Hipocrates que tem em todo curso, não toparíamos com reportagens assim:
http://www.comportese.com/2011/05/quase-75-dos-brasileiros-que-tomam.html


Engenheiros do Hawaii sabe muito bem disso quando cantam aquela musica "Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada..."

0 comentários:

Postar um comentário