Vai curintchá.

19 de jul. de 2012

Fala putada, eu sei que estou atrasado com essa postagem, mas é porque eu estava trabalhando semana passada e não me sobrava tempo, mas agora, como prometido na minha ultima postagem eu vou falar sobre a história do Corinthians, já que ele roubou ganhou a libertadores.

Pois bem, essa história ´vem lá do outro lado do oceano, na terra da rainha, a Inglaterra. Era um clube chamado Corinthian Football Club. Um clube que hoje não existe mais foi fundado em 1882, e tinha como função promover o futebol britânico e derrubar os escoceses que tinham fama de superioridade em campo. Começou ali, tímido, só fazendo joguinhos amistosos contra times da região, mas com o tempo se tornou um dos maiores times do Reino Unido.
Embora tenha sido um sucesso tremendo, o clube se recusou a se profissionalizar e por isso não se aliou a liga inglesa. Esse time continuou a crescer sua fama, viajou o mundo inteiro e foi aos poucos quebrando regras, como não era um time profissional era proibido de participar de grandes copas, mas mesmo assim participou e ganhou.
Dentre suas viagens do time, uma passada pelo Brasil fez com que nascesse o Corinthians Paulista. O Corinthian terminou quando se fundiu a outro time grande no ramo do amadorismo, o famoso Casuals, formando assim o Corinthian Casuals Football Club que está na ativa até hoje.

Em um dos jogos do Corinthian pelo Brasil em que derrotou a Associação Atlética das Palmeiras (nada a ver com o atual Palmeiras) por 2 a 0 impressionou uns trabalhadores braçais que já tinha a ideia de formar seu próprio time. Então no dia seguinte, apos o jogo eles se reuniram para discutir o assunto e no próximo dia, 2 de setembro de 1910, nasceu o Sport Club Corinthian Paulista. A imprensa o apelidou de Corinthian's Teen. E assim o "S" foi acrescentado ao nome.
O futebol da época era um esporte elitizado, os jogadores eram sempre pertencentes a classes altas. O Corinthians foi o primeiro time do Brasil a aceitar jogadores pobres. Na reunião em que o presidente (alfaiate) Miguel Battaglia discursou "O Corinthians será o time do povo e o povo é quem vai fazer o time."

Naquela época os times pobres não jogavam futebol, jogavam "várzea". Várzea é um futebol precário, em terrenos quase nivelados. Igual os moleques da sua rua faz. Três anos depois o Corinthians tentou uma vaga na liga Paulista e conseguiu se tornando o quarto favorito dos famosos "três mosqueteiros" e é dai que vem o mascote do time. O Apelido de Timão é porque o simbolo parece um Timão de navio.

Por ter sua formação não elitizada como era de costume, o Corinthians levou a fama e as piadas de torcida analfabeta e bandido. Embora eu ache que Corinthians seja uma palavra muito difícil levando em conta que a maioria da torcida é analfabeta. Pois corintiano de verdade não sabe escrever o nome do time.

O nome Corinthians vem de uma palavra que você encontra na bíblia que é o livro de "Aos Corintios" que se refere aos habitantes da cidade grega Corinto que inspirou o nome do time londrino que por sua vez inspirou o Corinthians Paulista.
Foram 100 anos sofrido, sendo piada dos outros times e nunca ter ganho uma libertadores até que 102 anos depois o Corinthians usou duas estratégias:

Estudou com quem já tina experiencia na Libertadores

E fez uma fezinha...

E agora em 2012, a situação do futebol paulista é a seguinte: Santos campeão paulista, Corinthians é campeão da libertadores, o Palmeiras é campeão do Brasil e São Paulo é terra da garoa.

0 comentários:

Postar um comentário