Láááá na Roma Antiga, anualmente o dia 14 de fevereiro era celebrado em nome de Juno (Deusa da mulher e do matrimonio) e de Pan ( Deusa da Natureza) a festa de lupercais. Nesse evento tinha um ritual chamado "Passeata da fertididade" onde os sarcedotes desfilava pela cidade chicoteando todas as mulheres com umas correias de couro de cabra só pra garantir a fecundidade.
Algum tempo depois essa data teve um inicio totalmente diferente e cristão, foi feito um dia de jejum em homenagem ao Santo Valentim que em sua vida bateu de frente com o imperador Claudio II que tinha proibido o casamento durante as guerras. Ele acreditava que solteiros eram melhores combatentes do que casados.
O Bispo Valentim continuava suas praticas de celebrar casamentos e em segredo ele mesmo se casou, mesmo com a proibição do imperador. Quando isso foi descoberto, o pau comeu e Valentim foi preso e condenado a morte.
Enquanto estava na prisão esperando sua sentença, Valentim acabou se apaixonando pela filha cega do carcereiro e ai milagrosamente ele curou a menina da cegueira, ai sim ele foi morto. Mas antes de morrer ele escreveu umas mensagens de amor onde assinava " De seu namorado" ou "De seu Valentim.
Muito depois com a chegada do amor romantico na Idade Média que esse dia foi revisto. Ai no século XVII ingleses e franceses comemoravam o dia de São Valentim como a união dos namorados e isso se espalhou pelo mundo. Nesta época, acreditava que o dia 14 de fevereiro era a data que os passaros se acasalavam e por isso os namorados ou solteirões que estavam apaixonados e não tinham coragem pra chegar na pessoa deixava recados na porta do individuo(a).
Hoje é apenas uma troca de presentes simbolicos ou não. Os mais bregas usam imagens daquele viadinho do cupido com asinhas e flechinhas com coração na ponta e sininhos. Pesquisas mostram que 85% das compras são de mulheres que gera bilhões de lucro no mercado.
No Brasil é comemorado no dia 12 de junho devido ao fato de ser vespera do dia de Santo Antonio (Santo casamenteiro).
Essa data inutil tem como finalidade...
- Gastar um dinheiro lascado pra fazer um agradinho pra namorada(o) sem sentimento algum, só por causa da data mesmo.
- Tirar uma onda de cara legal, de bonzinho com a sogrona.
- Tentar garantir sua diversão de mais tarde.
Pra quem não tem namorada ta ai um fluxograma mostrando como conseguir uma.
Minha namorada já foi vítima de aborto no caso ela foi abortada pela minha sogra por isso que ela não existe.
2 comentários:
Correção: Pã, entre muitos outros de seus atributos, era uma divindade da fertilidade MASCULINA. Pra lembrar, era da mesma raça do professor do Hércules no desenho da disney.
Esse desenho era oteeeemo, aprendi muito da mitologia vendo ele, o resto eu cmpletei com aquele livro do DelDebbio, você comprou ele também, né?
Postar um comentário