Os "Eus" de Fernando Pessoa

15 de jun. de 2011

Segunda-feira como poucos sabiam e o google fez questão de lembrar com um logo tipo feeeeeeeio que dói mas que fazia uns doodles bacaninhas, pois foi aniversário de Fernando Pessoa.

O poeteiro portugues nasceu em 13 de junho de 1888 d.C, e foi considerado um dos maiores influentes da literatura portuguesa no mundo.

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus."

Por eu achar a históra dos heteronimos muito interessante vou falar dele, mesmo depois dessa citação.
Pessoa vem de um berço de ouro, sua mãe, não muito diferente das outras mulheres da época, era dona de casa e seu pai ocupava o parlamento em Lisboa. Possuia uma vida boa com a familia, alem de seus pais ele morava com duas criadas e a avó, Dionisia que era uma doida de pedra que tinha uma doença mental.
Mas boa vida não durou muito, pois seu pai morreu de tuberculose e no ano seguinte seu irmão também veio a falecer. Sua mãe se viu na falencia e se viu obrigada a vender a mobilia e a mudar para uma residencia mais humilde. Foi neste periodo que Pessoa fez seu primeiro heteronimo.

Quando a situação ficou feia de verdade sua mãe resolveu dar pro primeiro velho rico que apareceu casou-se novamente e foi morar na Africa do Sul em Durban onde pessoa cresceu e recebeu uma educação com grande influencia inglesa.

Ao contrario dos portugueses normais, Pessoa era muito inteligente e sempre era o melhor aluno de sua turma, nesta fase ele cria um pseudonimo Alexander Search e fica escrevendo cartas pra si mesmo (isso que é carencia, viu). Não é pra menos, neste mesmo ano sua irmã acabou morrendo. Aos poucos Pessoa foi ficando triste, se isolando, criando seu próprio mundo, com seus poemas, seus heteronimos foi é ficando esquisofrenico
Ao terminar seus estudos ele resolve voltar pra Portugal e se entregar em sua carreira de escritor.

"Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar
quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da
civilização e o alargamento da consciência da humanidade"

Heteronimos são as personalidades poeticas completas. Ele usava esses nomes pra assinar varias obras.Cada um possuia não só personalidade diferente, mas as maneiras de escrever também, realmente você não acredita ser a mesma pessoa. (coisa de esquisofrenico).

Alberto Caeiro era o mais simplista, possuia só o primario e fazia poemas de montão, de maneiras simples e diretas. Vocês podem encontra-los em Poemas Completos de Alberto Caeiro.

Alvaro de Campos era um engenheiro portugues que não teve sucesso na carreira e virou escritor com bastante influencia inglesa, esse foi o unico que mudou sua maneira de escrever era simbolista e futurista, depois niilista e pra acabar com nossa lista morreu de tuberculose.

Ricardo Reis era um medico defensor da monarquia e se mostrava super interessado na cultura latina.

Fernando Pessoa morreu internado aos 47 anos com uma frase que deixou em ingles sobre a cama do hospital "I know not what tomorrow will bring" ("Não sei o que o amanhã trará").
Eu queria um irmão siamês pra chamar de eu.

0 comentários:

Postar um comentário