Psicanálise

16 de nov. de 2011

Tá ai uma ciência que causa um reboliço na imaginação das pessoas. A maioria das pessoas que começam a estudar psicologia vem com esse imaginario de querer conhecer o Freud e depois percebem que não é nada disso... Psicologia sempre destruindo seus sonhos rsrsrs.
Mas não tem como falar da Psicanálise sem falar de seu papai Sujismundo Sigmund Freud.


Austriaco de nascença Freud era um medico neurologista que iniciou seus estudos utilizando de hipnose para tratar pacientes que foriam de histeria. Vendo que a parada tava funcionando ele jogou uma tese de que o problema era psicologico e não organico. Apartir disso começou a ideia do inconsciente.
Freud também é conhecido por outras ideias como o complexo de Edipo, os mecanismos de defesa, a repressão psicologica e o tratamento clinico da psicanalise para tratar doenças psicopatologicas.
Para ele os desejos sexuais é a energia primaria motivacional na vida humana. Então abandonou a hipnose em suas pacientes histericas e começou com a interpretação de sonhos como fonte de informação para o desejo do inconsciente.

Durante sua juventude na universidade, ele teve a oportunidade de encher a cara, pegar um monte de mulé, matar muita aula e cheirar um carreirão de cocaína entrar em contato com o mundo do conhecimento, ler diversos autores que influenciaram em forma de pensar ou tudo isso ao contraio. Um dia qualquer ao ler Lewis Carroll e a sua famosa obra Alice no País das Maravilhas, Freud resolveu fazer igual ao autor e passou a descrever seus delírios em historinhas para boi dormir, resultado disso é a Psicanálise, que consiste em uma revisão para uma versão adulta de Alice no País das Maravilhas, da qual o autor desenvolve uma longa trama no decorrer da sua vida, e ao remixar a Mitologia Grega com ações cotidianas das pessoas, e usando de termos inventados e de nomes de episódios épicos para tentar explicar a condição humana (ou pelo menos seus delírios). Resultando na maior obra de autoajuda do planeta, com adeptos no mundo que classificam a sua obra como uma das teorias do funcionamento psíquico humano mais importantes do mundo, conhecido como Psicanálise.
Funcionava assim, a paciente entrava na clinica deitava no divã para fazer loucas orgias consultar e ai começava a terapia. É a famosa cura pela fala.
 Ou então..............

Depois de ouvir, certamente ele tinha suas analises, né?

O conceito de Id, Ego e Superego é um conflito interno que temos dentro de nós. Enquanto o Id é os desejos e o Superego é o estraga prazer sua moral dizendo o que é certo e errado, pode ou não pode ser feito. O Ego é o equilibrio entre os dois...

Em resumo, a psicanálise é a arte de procurar argumentos que lhe permitam afirmar que a) você é gay ou b) o problema é a sua mãe. Já o psicanalista é o profissional que busca construir uma relação de poder tão assimétrica que você vai pensar que ele sabe o que está fazendo.

0 comentários:

Postar um comentário