Feliz Natal!

21 de dez. de 2011

Então é Nataaaal. E o que você fez????
Não parece tema de redação escolar? Enfim, todo maldito ano a Simone me indaga com essa pergunta e se eu respondesse provavelmente ganharia carvões do Papai Noel, pois não fui lá muito bonzinho esse ano...

O Natal é uma data que se comemora o nascimento de Cristo, embora não se saiba exatamente o dia em que Jesus nasceu, depois do século IV a Igreja Catolica oficializou essa data para a comemoração. Antes disso era comemorado em datas diferentes dependendo do local, da crença e etc...Também o dia 25 de dezembro era o dia em que os romanos comemoravam o inicio do inverno, provavelmente isso possa ter muita ligação pela escolha do dia pela Igreja Catolica Apostolica ROMANA. Culpada por muito de nossos costumes bobos e tradicionalistas. Antigamente essa comemoração durava 12 dias, pois foi esse o tempo em que os reis magos demoraram para chegar até Jesus para entregar os presentes.

  
Buenos, após esse lado religioso, o Natal igual a outros feriados se tornou mais uma manobra de marketing para conseguir desencalhar o comercio de produtos que nunca são consumidos no resto do ano, com parcelas de a perder de vista para o ano seguinte e atrair a atenção do pobre consumidor, que iludido com as parcelas baixíssimas e com o 13º na mão, torra tudo que puder, esquecendo-se de que aquilo devera ser pago um dia. Passa o Natal e o Ano Novo, e o comprador logo percebe varios carnes entulhados em seu armario. Mas como é moda sair as ruas e espremer se numa multidão tentando achar os menores preços para você e sua família, tendo que até mesmo dormir na fila em frente da loja pra conseguir comprar algo, o Natal continua sendo um feriado popular e forte.




Além disso tem os costumes das luzinhas pisca-pisca que enfeita a cidade e casas de quase todo o mundo, essa tradição provavelmente teve de inicio em 1530, na Alemanha com Martinho Lutero.  A história conta o seguinte:

"Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta."

Trazido para a America por imigrantes Alemães, e hoje simbolizam alegria, paz e essas baboseiras de espirito natalino. Obviamente, o espírito natalino não atinge a todos: as crianças pobres não recebem presente algum e ficam traumatizadas e melancólicas a cada fim de ano imaginando como podem não fazer parte de tão alegre e inocente celebração criada para encher o bolso dos camaradas capitalistas. No entanto, todas elas escrevem cartinhas para um tal de Noel, um velho gordo de barba branca cheirador de gatinhos, que a mitologia invade sua casa de noite descendo pela chaminé pra comer de graça e deixar presentes embaixo de sua arvore. Se você foi bonzinho o ano todo ganha um presente, se foi malzinho, ganha carvão. Nessa lógica, segundo Papai Noel, as criancinhas pobres são sempre mais ruins do que criancinhas ricas.

Esse velho bebado com barba descolando da cara que entra na sala derrubando arvore enfeitada e gritando "Feliz Natal, putada!" teve como principiu a inspiração em santo Nicolau pela Igreja Catolica, apos varias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. Essa ligação de São Nicolau ao Natal teve origem na Alemanha e logo ganhou o mundo.

Algum tempo depois até o bom velhinho se tornou produto de marketing da coca cola, antes representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura, passou a usar as cores vermelha e branca com um cinto preto.

Tem nego reza pra jesus no natal e joga oferendas pra iemanjá no ano novo. o bom e velho adultério da alma.

0 comentários:

Postar um comentário