Moral e Ética

22 de dez. de 2011

Dessa vez resolvi falar sobre ética, moral, cidadania e outras coisas das quais ninguem quer saber, porque o que esse assunto deu de falar nesse ultimo semestre de 2011. G-zuis, Maria e José... foram várias visões e posicionamentos sobre isso. Mas afinal, que porra é essa, pra que serve e é de comer?


A etica é a "vida mora pensada", pois, reflete criticamente o que a moral estabelece e a moral é o conjunto de regras concretas.
O que? você não entendeu? Seu burro Calma, como diria Jack Estripador "Vamos por partes."


A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são faceis de explicar, quando alguém pergunta. O termo vem do grego "ethos" que significa o carater ou o modo de ser de uma pessoa. A ética é o conjunto de um monte de principios e valores morais que determinam o modo de conduta da sociedade. Ou seja, ela existe para que haja sempre um equilibrio social para que ninguem seja prejudicado. Ela é construida por uma sociedade e/ ou grupos baseada em valores culturais e historicos e cada sociedade e cada grupo possuem seus proprios codigos de etica. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientifica pode ser etico. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios eticos estabelecidos. Outro belo exemplo seria o aborto, alguns lugares é ético, pois é de direito da mulher decidir sobre seu proprio corpo e em outros lugares é anti-ético pois é um ato de assassinato. Aproveitando o exemplo, a ética na area de pesquisas biologicas é denominada bioetica.
Obviamente essas regras são sempre escolhidas por uma elite, por exemplo, reis, presidentes, politicos, juizes, generais, caciques ou qualquer outra figura de lider. Essas pessoas determinam o que é certo e errado e a cambada de indigente o povo internaliza essas normas como se fossem algo natural, mas não é natural, já que foi uma invenção humana e não da natureza.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antietico, assim como o ato praticado. Eu por exemplo sou muito ético. Nunca falo mal de nenhuma empresa porque um dia elas podem me pagar pra falar bem delas. Mas a UNIP não presta.


Até Edir Macedo é ético. E tudo isso é na verdade uma ética mensagem subliminar que menciona centenas de vezes ética você passará a ser ético e o mundo a ser um lugar mais ético habitado por pessoas bem mais éticas pois a ética das pessoas trás a ética ao mundo.

A moral vem do latim "mores" que significa costumes, é aquilo que ensinam a uma pessoa desde seu nascimento, tudo que é certo e errado, será a maneira dessa pessoa ver o mundo. Algumas pessoas são mais que outras outras menos, a unica coisa que isso significa é que uma pessoa tem a moral mais rigida que a outra e mais nada. Não significa que ela é mais errada que você, ou que precisa de tratamento só porque não concorda com sua visão de mundo.

Enquanto a ética vem de grupos, a moral é individual, também criada pela elite para controlar seu comportamento, como por exemplo a Igreja da Idade Média que inventa e estabelece o que é certo e errado como se tivesse a voz da razão falando que quem for diferente dessas normas vai parar no inferno, e que deus tudo ve, ou seja, acaba forçando a pessoa a se comportar de determinada maneira até mesmo sozinha, afinal não é só porque ninguem esta olhando que você vai agir diferente e com isso veio o pecado, o sentimento de culpa por ter agido de maneira imoral e blábláblá.
A moral obviamente não existe na prática, todo mundo espera ela dos outros, mas quando lhe convem você da uma quebradinha nela. Tradução, os outros são imorais, você é apenas prático.
A forma mais próxima de moralidade que podemos encontrar é a falsidade de simular bondade, por isso nenhuma mulher em sã consciencia de seus paradigmas possui qualquer tipo de vergonha em relação a fingir orgasmos, é algo completamente moral. As vezes por puro falso moralismo e mais um monte de outras neuras a mulher deixa de conhecer novas fontes de prazer na cama.
A moralidade é muito estudada e reconhecida no meio filosófico por ser o pai da hipocrisia, uma vez que está intimamente ligada a etica, uma qualidade que na pratica tambem não existe. As pessoas tentam alcançar a moralidade apenas porque se iludem que com isso podem alcançar o paraiso após suas respectivas mortes.
A moralidade é o meio pelo qual o homem tenta auto-justificar suas mentiras, escondendo-se por trás da suposta bondade da sua intenção. Através da moral ensinada para distinguir o bem do mal, o certo do errado, fazendo da ética uma questão muito subjetiva.
A moralidade atualmente é o esporte favorito dos pais, professores, filósofos, psicologos, religiosos e qualquer outro tipo de grupo especialmente da cambada do direito que em sua cara-de-pau balbuciam sobre moralidade, mas esquecem da mesma no dia que algum pobre coitado não tiver condições de contratar um advogado. A moralidade portanto é o princípio constitucional mais ferido e desrespeitado da história.
Nossa que pessoa imoral = nossa que pessoa que se diverte mais do que eu.

1 comentários:

Anônimo disse...

Interessantissimo ....gostei..mas como sempre...um humor acido....bjaao !!

Postar um comentário