Saravá Iemanjá. A rainha do mar.

3 de fev. de 2012

Sempre quis perguntar pra Iemanjá o que ela faz para manter o cabelo hidratado ficando na água do mar o dia todo.

Todo dia dois de fevereiro as pessoas vão as praias mandar oferendas em barquinhos e joga no mar, coisa como bebidas, flores, presentes, ex namorado junto a orações, pedidos e agradecimentos.
Uma vez um troxa jogou um Martini de Maçã pra Iemanjá, eu fui lá e peguei. Hehehe.
Oferenda a Iemanjá é igual a lixo no mar, mas a senhora dos mares, a majestade dos oceanos ou o Poseidon africano femea é ela que ampara a cabeça de todos os recém nascidos e também é a mãe de todos os orixás e os pescadores de aguas salgadas pedem a ela pela boa pesca e mar calmo.

Filha de seu pai Olokun e nascida nas águas, Iemanjá teve três filhos Ogum, Oxossi (meu orixá =] ) e Exu.
Cada filho caçou seu rumo, Ogum que era um guerreiro foi caçar treta por ai, Oxossi acabou se encantando pela floresta e foi morar nela e o Exu...ai o exu, o revoltado, problematico, foi dar um rolé pelo mundo.
Como seus filhos já eram adultos e tinham seguido seus destinos, Iemanjá começou a se sentir sozinha e triste, ficava se lamentando:

"- Ogum nasceu para conquistar. É bravo, corajoso, impetuoso. Jamais poderia viver num lugar só. Ele nasceu para conhecer estradas, conquistar terras, nasceu para ser livre. Exu, que tantos problemas já me deu, nasceu para conhecer o mundo e dos três é o mais inconstante, sempre preparado surpresas; imprevisível, astuto, capaz de fazer o impossível, também nasceu para conhecer o mundo. Oxossi, meu querido caçula, bem que tentei prendê-lo a mim, mas no fundo sabia que teria seu destino. Ele é alegre, ativo, inquieto. Gosta de ver coisas belas, de admirar o que é bonito e é um grande caçador. Nasceu para conhecer o mundo também e não poderia segurá-lo..."

Tempos passaram e Iemanjá não saia dessa depressão e um certo dia avistou alguem se aproximando e percebeu ser Exu, seu filhote que estava a anos longe de casa. Quando ele chegou perto de sua mãe ele a comprimentou e disse:

"- Mãe, andei pelo mundo mas não encontrei beleza igual à sua. Não conheci ninguém que se comparasse a você!
- O que está dizendo, filho? Eu não entendo!
- O que quero dizer é que você é a única mulher que me encanta e que voltei para lhe possuir, pois é a única coisa que me falta fazer neste mundo!"

Uhuuuuuullll, meu caro leitor sabe o que vem agora?
 Não, não foi nada disso. Exu nem esperou sua mãe responder e já pulou pra cima dela, mas ela não aceitou isso e os dois começaram a brigar, no meio da briga Exu dilacerou os seios de Iemanjá e ai arrependido de sua atitude Exu sumiu denovo no mundo.
Iemanjá que estava caida no chão, chorando com dor, vergonha e triste pelo ocorrido, gritou por ajuda para seu pai Olokun e ao grande criador Olorun. Então de seus seios dilacerados começaram a sair água salgada dando origem ao mar.
Por causa disso Exu foi banido da mesa dos orixas e passou a usar o cargo de guardião.
O candomblé é uma religião africana, mas quando os negros foram trazidos para serem escravos foram também proibidos de adorar suas crenças então alguns orixas foram mascarados para substituirem santos Catolicos. Iemanjá por exemplo é comparada a virgem Maria. Sentiu o nivel de importancia da mulé, né?
Não é só isso, ela ganhou novas formas também, além da neguinha da primeira foto, aqui no Brasil pela umbanda, uma especie de candomblé misturado com catolicismo, pajelancia totalmente brasileira como a capoeira, pode ser vista dessa forma:
Toda vez que eu vou na praia as pessoas gritam "volta pro mar oferenda" mas quando eu pulo na água as ondas me empurram de volta pra areia...


1 comentários:

Anônimo disse...

a mae das aguas é a rainha do mar ,,,nunca se deve pegar nada que pertence a dona iemanja pq e dela e nao de quem pegar,,,quem nao gosta dela pelo menos deixe o que é dela nao pege o rapaz disse eu achei no mar uma sexta de fruta na água e eu pegei repare e ainda brinca dizendo hehehehe ,,,,,nao se brinque com ela nao rapaz ela é minha mae da agua e me orgulho muito disso ,,,,,,salve minha mae iemanja

Postar um comentário