Por que ser sustentável?

31 de mar. de 2012

Todos os dias nós somos bombardeados de mensagens e propaganda dizendo para ser sustentável, para reciclar, não poluir e sempre esses anúncios vem com grande poluição sonora ou de papeis espalhados por todos os lados.

Essa foto me lembrou que esse ano é ano de eleição e logo logo teremos as ruas emporcalhadas com santinhos desses caras que se dizem importar com o meio ambiente. Meio contraditório isso, não? Outra coisa, bem, eu sei que estou meio estressado pela semana de prova como havia dito na postagem anterior, mas em todo lugar que a gente vai tem pessoas o tempo todo preocupadas com tudo. Preocupadas com o ar, com o solo, com os animais, com os produtos que se come, se são ou não cancerígenos, gente preocupada com a água, com o que andam passando nas comidas é tanta preocupação que já virou neurose, ninguem mais fica relaxado pra aproveitar as coisas, tem gente preocupadas em salvar animais em extinção. Esses dias teve uma propaganda sobre a arara azul pelo Ibama.

Se você não ta com saco de ver esse vídeo ou com péssima internet olhem essa imagem que é o mesmo recado...

O vídeo não está completamente errado, há um minimo de verdade ali. O homem contribui para acelerar esses fenômenos. Mas não é responsável por eles. Esse papo de salvar especies ameaçadas de extinção é apenas mais uma tentativa arrogante, prepotente e intrometida do homem achar que pode controlar a natureza. Quase todas as especies que já estiveram em risco de extinção, hoje estão extintas. Na boa, nós não matamos todos esses animais. Elas simplesmente desapareceram, é isso que a natureza faz. O vídeo vem com papinho religioso de que deus criou as coisas assim e mimimi, mas Charles Darwin já comprovou com a teoria de seleção natural. Não é a sobrevivência do mais forte, nem do mais esperto e sim do que se adapta melhor ao meio. Essas especies iam desaparecer da mesma maneira e to falando isso independente do nosso comportamento. Mesmo com desmatamento, essas especies estavam aqui ontem e hoje não tá mais, com ou sem homem, simples assim. Então deixem elas irem com toda sua graça, deixem a natureza em paz, cursando seu caminho.
O homem tem uma mania de se achar tão importante, é um narcisismo tremendo de ficar pensando que tudo aquilo que ele julga ser problema é por causa dele, o mundo gira ao redor dele. E ai o que tem de ONG's que está disposto a salvar alguma coisa e espalhar mensagens de que toda essa responsabilidade está na mão das criancinhas que perdem tempo de aula pra escutar isso. E ai vão salvar as baleias, as arvores, os índios, os passarinhos que são vendidos em gaiola, mas hamster ta tudo bem. hamster pode ficar na gaiola que não tem problema alguma, mas coitadinho do passarinho, com passarinho deveria até ser crime.
Mas o pior não para ai,...

Sim, chegam a querer a salvar o planeta, mas salvar de que?  Nós não conseguimos nem tomar conta de nós mesmos, é necessário muitas e muitas pessoas pra tomarem conta de nossas vidas e ai vem essas mesmas pessoas e dizem que querem salvar o planeta. Só pode ser zoeira, é pegadinha do malandro. Na boa, nunca participei e nem vou desses dias da água, dia do planeta, dia sem automóvel, dia sem consumir energia, o mais bizarro de todos é o de usar branco, usar branco faz uma diferença tremenda no planeta. Esses ambientalistas tão é pouco se fodendo pro planeta, o que eles querem de verdade é ter um lugar limpinho pra encostar suas bundas gordas e aposentadas e morrerem sossegados, as vezes argumentos sobre os filhos e netos, mas no fundo, no fundo é por eles mesmos. Suas preocupações é de que no futuro possam se sentir incomodados. É puramente interesse próprio. Além do mais, não tem nada de errado com o planeta, o planeta está muito ótimo, quem está ferrado são as pessoas. E ai começam essa ideia de sustentabilidade.
É uma ideia do homem interagir com o meio ambiente preservando e não comprometendo seus recursos naturais. Para isso inventaram uma lampada mais econômica, aquecedores solares entre outras coisas e o SWU.
O SWU é um evento que reúne bastante bandinha do mundo (USA, Inglaterra, Alemanha e Brasil) pra fazer um show em prol da sustentabilidade. O engraçado é que só vai playboy criado embaixo da saia da vovó a base leite de pera e ovo maltino, e poluem pra caramba, a quantidade de latinhas jogadas no chão é incrível. O mais incrível é que eles acreditam que estão salvando o planeta. Dá até vontade de rir. o planeta está existindo a mais ou menos 5 bilhões de anos, o ser humano deve estar uns 200mil anos, começamos a pegar pesado nas poluições com a revolução industrial pra cá, ou seja uns 200 anos. E há cinco podemos ver imagens como está.
ou está...
O planeta é um ser vivo, assim como as especies tanto animal, quanto vegetal que nele habita, ele também passou por mudanças, passou por varias eras glaciais, sofreu inúmeras erupções de vulcões, terremotos, maremotos, tsunamis, placas tectônicas, asteroides atingindo o planeta o tempo todo, e agente quer ter a presunção de achar que é a sacolinha de mercado que vai destruir o mundo. Pois bem, essa não é o primeiro aquecimento global e nem será o ultimo, ou como você acha que o gelo da era glacial derreteu? Vontade de deus? E acreditem nessa época nem se quer existia humanos. Ou seja, nós vamos deixar de existir, o planeta vai se restruturar como sempre fez e continuara sem nós. O ar, a água, o solo tudo estará limpo novamente, a Terra será renovada.

Pois é, já li artigos que falam que a sacolinha demora 3000 anos pra se decompor. Se bobear esses caras acharam até uma sacolinha que pertenceu a Moises. Não estou falando pra ser porco e jogar tudo no chão, de maneira alguma, sou a favor em partes dos ambientalistas, também quero envelhecer num lugar limpo, mas não finjo ser pro planeta, eu sei que é pra mim mesmo. De certa forma eu também acho que o planeta bem la no fundo deve estar começando a nos ver como ameaças, e aos poucos vai tentar se livrar dessa praga. Os arrogantes vão voltar a pensar neles mesmos como 2012, é o mundo acabando como a previsão maia sobre a humanidade e sempre apontando coisas como "Olhem o tsunami no japão, olhem as geleiras derretendo e o oceano aumentando, olhem o buraco no ozônio, furacões, deslisamentos, enchentes" tudo isso são citações só deste ano, mas não sejamos arrogantes, são coisas normais que estariam acontecendo com ou sem a presença humana, então se o planeta quiser um dia se livrar de nós, não terá que fazer nada, absolutamente nada, basta esperar que com todo esse narcisismo que nos cerca nós mesmos iremos matar uns aos outros e nós a nós mesmos, sem intervenção.
Ano passado eu trabalhei no CRAS (Centro de Assistência de Serviço Social) onde tivemos como tema esse papo de meio ambiente e foi falado as mesmas coisas que se fala em todas as esquinas, algumas aulas foram até interessantes, embora nenhum dos jovens incorporou o espirito de Capitão Planeta, o projeto é um projeto incrível, mas como eu estava de aprendiz eu não me sentia a vontade pra falar sobre os temas abordados. Mas se fosse hoje eu poderia dizer sem problema algum que eu não me preocupo com a água, com as arvores, com o ar, com os bebês focas, ou o hamster da gaiolinha. Uma porque eu acho que se preocupar é idiotice, se eu me preocupar vou ficar frustrado e as coisas vão acontecer do jeito que vai acontecer, indiferente da minha preocupação, então não vou perder meu tempo com forças que estão alem do meu alcance como o da natureza.  E essa natureza é algo muito sábio, ela sim é perfeita e nós somos parte de uma grande sabedoria superior e que jamais vamos conseguir entender. Você pode dar o nome que quiser, mas ela não pune, não te da recompensas, não te discrimina se você é branco ou preto, gay ou hetero, ela nem se quer te julga, ela simplesmente é e pronto, nós também somos ela, ela é nós. Ou você não é natureza?

0 comentários:

Postar um comentário