É Jão, é verdade que o Brasil nunca foi lá aquelas coisas, pode se dizer que é um pais que nasceu no carnaval, havia uma "democracia" antigamente regida pelo coronelismo. Coisa que existe até hoje, mas é menos. Em 1960 um presidente chamado Jânio com um vice chamado Jango tomaram posse, o vice saiu para o exterior em missões diplomáticas e enquanto estava fora o presidente renunciou ao poder.
Após Jânio pedir pra sair do cargo, ele se mandou de Brasília, pegou o primeiro avião
Acontece que os militares tinham medo de que com Jango o povo tivesse bastante direito, era um medo de que voltasse uma republica sindicalista e ai os comunistas tomassem o poder. por um mero acaso, Jango estava viajando na China que é um pais comunista. Enquanto jango estava fora quem estava assumindo o poder temporariamente era o presidente da Câmera dos Deputados Ranieri Mazzilli, e os militares aproveitaram a oportunidade para vetar a volta de jango ao pais. Alegaram ser por motivo de segurança nacional. O que eles não contavam é com a unanimidade da cúpula militar. Sim tiveram uns traidores no movimento, no Rio Grande do Sul o general Machado Lopes estava apoiando a volta de jango para o poder, ai começou uma briga conhecida como batalha de legalidade. Acontece que o governador do Rio Grande do Sul era Leonel Brizola que era apenas cunhado de Jango, por isso que contribuiu com o esquema dos militares de Machado Lopes e fizeram grandes manifestações populares em Porto Alegre. Foi uma ameça que só, o ministro da marinha ameaçava mandar força naval pra guerrear em Porto Alegre e de Porto Alegre ameaçava em bloquear afundando vários desses navios. É uma coisa linda de deus, um pais destruindo a si próprio. Mas Jango conseguiu assumir de novo, mas o Congresso transformou seu governo de presidencialista para parlamentarista, ou seja, com poderes reduzidos. O Brasil deu uma boa melhorada com o governo de jango, melhorou em emprego, em salario, em educação. O grande crime de Jango foi esse, melhorar a vida do povo. Resumindo um pouco a história, o povo votou para o fim do parlamentarismo e então o presidencialismo voltou, os militares não gostaram nem um pouco disso. (Pra quem não sabe essa foto do cabeça de martelo é o Jango).

No dia 10 de abril Jango teve todos os seus direitos políticos cassados. Existem teorias de que Jango morreu envenenado, mas nada comprovado, então a história que se conta é que foi só um ataque do coração. Eu quis fazer esse resguardo histórico por dois motivos, primeiro pra mostrar que isso foi sim um golpe, coisa que o tiozão do vídeo e muitos militares não aceita o termo e diz que foi na verdade uma Contrarrevolução. Se você conseguiu ler isso até aqui pense pra si mesmo, foi um golpe ou uma contrarrevolução? E também fiz isso pra mostrar que é algo já inevitável, já fazia parte os planos, mas devidos a interferências acabou sendo adiado.
Lembrei que quando Jânio concorreu a presidência ele tinha uma campanha que usava de simbolo uma vassoura, que significava que ele ia varrer a canalhice do congresso ai fui procurar e achei no youtube.
Esse post acabou ficando um pouco serio porque ele é muito grande, então dividi em duas partes, essa foi a primeira pra mostrar como começou e a próxima de como se desenvolveu.
0 comentários:
Postar um comentário