A síndrome para baixo.

21 de mar. de 2012

Amanhã, dia 21 de março, é dia internacional do System of Down... digo... digo Dia internacional da Síndrome de Down ou simplesmente Trissomia do cromossoma 21. Esse povo da ciências biológica sempre facilitando a vida com seus termos fáceis.


Quase um japonês. (já to até esperando o povo do politicamente corrento vir encher meu saco).
Essa doença é um distúrbio genético causado pelo cromossomo 21 e não escolhe sexo, cor, religião nem nada. O cromossomo 21 é um dos 23 pares do cariótipo humano e alem da síndrome de Down é responsável pelas doenças de Alzheimer e o Nanismo primordial. No caso uma pessoa normal tem 46 cromossomos divididos em 23 pares. Quando ocorre a síndrome de Down a pessoa acaba tendo 47 cromossomos e esse extra está ligada ao par 21.


Foi descrita pelo médico britânico John Langdon Down em 1862, mas a causa veio só em 1959 por um professor chamado Jerome Lejeune que acabou descobrindo a copia extra desse cromossomo. Esse distúrbio genético ocorre durante a divisão celular do embrião e atinge com mais facilidade as mulheres que ficam gravidas depois de velhas um pouco tarde. Essa doença é diagnosticada assim que o bebê nasce e já existe exames que é possível diagnosticar durante o pré natal. Embora a maioria dos casos tenha uma certa lerdeza mental, isso não a afeta em nada em ter uma vida normal. O ambiente em que ela é criada que influencia bastante seu desenvolvimento. Os cuidados que se deve ter com uma pessoa portadora da síndrome de Down são os mesmo cuidados que se deve ter a uma criança normal. Não se deve super proteger e impedi-la de conhecer as experiencias da vida. É claro que ela tem mais dificuldades do que uma pessoa comum, mas não é incapaz, não significa que você não deva ajuda-la mas sim que você não deva caminhar por ela.

0 comentários:

Postar um comentário