A Dita Dura (parte 2)

4 de abr. de 2012


Ditadura é um tipo de governo regido por um tirano, que manda todo mundo a puta que pariu e faz o que quer nesta merda sem ter que dar satisfação a ninguém por tempo indeterminado. Teve uma época que isso virou moda, só na América latina tivemos:

  • Argentina em 1976 até 1983; 
  • Bolívia de 1964 a 1982;
  • Chile de 1973 a 1990;
  • Cuba desde 1952 por Fulgencio Batista e depois em 1959 por Fidel Castro
  • Equador de 1972 a 1979
  • Uruguai em 1973 a 1984
  • Brasil em 1964 a 1985
Outros países também tiveram suas ditaduras, mas não por um regime militar e sim por um tirano único como o exemplo de cuba que foi sitado e outros não citados por falta de saber a exatidão das datas e preguiça de pesquisar. Essa mania veio devido ao desenrolar da Guerra fria, era um medo do comunismo dominar o mundo.

Pela teoria não vejo mal algum no comunismo, ele é uma ameaça não as pessoas, mas ao sistema capitalista. É engraçado as histórias que se inventam a isso. Chegam a criar um imaginário de que comunistas eram coisa do demônio e que comia criancinhas de noite. Tem gente que nem sabe o que é comunismo e já odeia. Tem um padre que não me lembro o nome dizia o seguinte
"Se eu dou de comida aos pobres eu sou chamado de homem bom, mas quando eu questiono o porque os pobres não tem comida ai me chamam de comunista."

Mas eu estive pensando... No caso um padre prega que repartamos o pão, repartir é tipico dos comunistas. Comunistas comem criancinhas, então... Ó MEU DEUS!!!!!!!!!!!

O que nos interessa aqui é o Brasil, já que o post fala sobre a comemoração que oi feita pelo 31º de março, dia em que os militares oficialmente tomaram posse do pais em 1964. Como dito na postagem anterior, os militares forçaram a saída de Jango da presidência e tomaram posse do pais. O golpe estabeleceu um regime alinhado aos EUA e trouxe grandes modificações ao estilo de vida, tanto econômica quanto social.
Aparentemente esse regime foi lançado para livrar o pais da corrupção e do comunismo e depois restaurar a democracia. Mas quando se alcança o poder, normalmente se fica cego, aquilo lhe sobe a cabeça e você pensa ser deus, com os militares não foi diferente, eles começaram a mudar as instituições do pais através de seus decretos chamados de AI Inteligencia Artificial Atos Institucionais.
Foram criados mais de 15 atos, qualquer coisinha, criava se um ato, mas os que pegaram de verdade e compensa ser citados foram 5.
O AI-1 que foram baixados pelos comandantes da marinha e da aeronáutica. Sua função foi só reforçar o poder militar e diminuir o do congresso. Ainda mantiveram a constituição de 1946, mas tinham bastantes mudanças e violavam muito também a democracia. Ainda autorizou o comando supremo da revolução a cassar qualquer mandato de qualquer nível seja municipal, estadual ou federal e a suspender também seus direitos políticos por dez anos. Ou seja, se eles não fossem com sua cara, você estava demitido e sem direito algum de nada. O ato também criou em todo pais bases de Inquéritos Policiais Militares (IPMs) a função dessas bases era de espionar as pessoas, qualquer um que fosse pego por pratica de "crime contra o estado e a ordem politica e social ou por atos de guerra revolucionaria" e já tava podendo envolver alem de prisões as torturas.
O presidente Castelo Branco sob pressão pela mudança que eles fizeram na economia criou o AI-2 e 3.
O AI-2 proibiu o voto secreto e o AI-3 estabeleceu o principio de eleições indiretas, ou seja, o povo não podia opinar em nada, só o congresso votava, e eles sabiam quem votava em quem. Se você não entendeu vou explicar melhor, quem daqueles que podiam votar, não votasse de maneira que não agradasse quem mandava, estaria já com os dias contados. Aí você pobre gafanhoto vai me dizer, "Mas havia uma disputa nas eleições, nenhum partido ganhou por 100% de votos. Mas é claro, eles fingiam uma disputa, mas antes mesmo das eleições começarem, já se sabia quem ia ganhar.
Depois veio o AI-4, este serviu pra reforçar tudo que já está no primeiro, novas cassações e aumentou o poder do executivo, também serviu pra assinar embaixo da nova constituição de 1967. Neste ano também houve a troca de presidente. Há uma pequena diferença na troca desses presidentes, o Castelo Branco era um intelectual, envolvido em estrategias militares, já seu sucessor Costa e Silva (sim, são a mesma pessoa com dois sobrenomes) era mais burro de pratica e não gostava de leitura. E é claro que isso muda a maneira de se dirigir um pais, ou seja a situação deu uma piorada, e começaram a se fortalecer algumas mobilizações do povo tentando dar um basta, algumas greve, mortes e prisões ocorreram. E a luta armada contra o povo começou. Ai Costa e Silva (lembrando que são uma pessoa só) baixou o AI-5, esse foi o mais fudido de todos os AIs, esse foi uma revolução dentro da revolução, ou como dizia o tiozão do vídeo do CQC que postei no post anterior, "É a Contrarrevolução dentro da contrarrevolução". O AI até então deixava que policiais prendessem e torturasse as pessoas acusadas de praticas contra a segurança nacional, mas o AI-5 aboliu a necessidade de habeas corpus, agora podia fazer em qualquer um, que nem da nada. E isso reforçou os rebeldes. Mas calma que a situação vai piorar.



Em 69 Costa e Silva teve um AVC e ficou paralisado. Então os militares resolveram substituir ele, o problema é que a constituição diz o seguinte, na falta do presidente, o vice entra em ação e o vice era Pedro Aleixo, um civil e contra o AI-5, então os militares criaram o AI-12 que fez com que ministros militares tomassem o poder temporariamente. Depois criaram o AI-13 que podia banir qualquer brasileiro que se torne inconveniente. Formalmente a pena de morte nunca existiu. Então graças as torturas muitos presos se tornavam desaparecidos por meios misteriosos. Ninguém sabia como a pessoa sumiu, era mágica. Nesta época também foi criado o Destacamento de Operações e Informações e do Centro de Operações de Defesa Interna ou simplesmente DOI-CODI. Os DOI-CODI existiram em quase todo o país e era o centro de tortura dos militares.

Um dos casos mais famoso foi o de Vladimir Herzog, um jornalista que não se curvava a censura e devido a isso foi preso e torturado, quando uma pessoa era levada ao DOI-CODI ela perde suas roupas e usava um macacão, sem cinto, sem pulseira, sem relógio, sem nada. E Vlado (Apelido de Vladimir) foi encontrado morto enforcado por um cinto e uma carta de suicídio escrito. Mas como o cara se matou se ninguém tinha se quer fio dental. E o cara se matou de pernas cruzadas? uaihuiahaihia

Bom, embora tava todo mundo apanhando da policia, o pais alcançava um dos melhores momentos em sua economia, conseguiu dar um chega pra la na inflação, houve um aumento na industria, construção civil também cresceu também de maneira gigantesca. Mas de santo não tinha nada essa mudança milagrosa, ela tinha os seguintes itens
E ai veio o senhor da sombras próximo presidente Médici. Essa a espionagem era em todo lugar, você não podia soltar um peido que os militares já estavam sabendo. A prisão e tortura cresceu em questão de numero de uma maneira assustadora. Depois veio outros presidentes, De Médici até Figueiredo aconteceram que as revoltas cresceram, o quadro econômico piorou, o povo começou a ir pras ruas fazer manifestações, embora os militares tenha feito um acordo com Roberto Marinho, o dono da globo de só puxar o saco do governo e passar futebol e novela, em troca de crescer muito na emissora por isso que até hoje ela é a fodona, antes por falta de opção e hoje por tradição, os véio não troca a globo por nada. Como o Brasil tava decaindo na economia, depois de resistir por muito tempo por puro orgulho acabou não aguentando a pressão e teve de pedir ajuda ao FMI. Mesmo que tenha conseguido dar uma melhoradinha, a inflação não parava de subir. Com esse enfraquecimento começou ter uma breja para novas aberturas politicas. Mas a resistência do governo continuava, eram bombas explodindo nos jornais da oposição. A constituição que eles criaram estava se virando contra eles, as eleições estavam parecendo um plebiscito onde se votava a favor ou contra o governo. Para quebrar a força da oposição eles criaram uma nova lei em que se deveria desmanchar as organizações que existiam que era a MDB e a Arena e deveriam ser criadas novas organizações tendo em seu nome a palavra partido. Assim o Arena virou PDS (Partido Democrático Social) e o MDB virou PMDB (Partido do Movimento Democrático). A diferença é que aquele tempo de uma oposição unida tinha acabado. Agora são oposições separadas contra o inimigo todo poderoso. E conforme o regime ia se abrindo as diferenças de ideias iam começando a aparecer. Ai o PT nasceu com suas ideias socialistas, mas sem fazer culto a isso ao contrario do PCB. Não vou ficar falando do nascimento dos partidos que vocês conhecem hoje porque o texto vai ficar muito grande e chato. Então vamos pular, devido a essas separações, as próximas eleições foram um pouco diferente do que estavam acostumados, digo pelo resultado, e ai começaram um movimento de "Diretas Já!". O povo queria ter o direito de participar das eleições e opinar sobre seu país. Mesmo ainda sobre eleições de indiretas O cara que foi o melhor presidente do Brasil, Tancredo Neves ganhou, claro que ele morreu e nem exerceu o poder, talvez seja por isso que na minha opinião ele foi o melhor presidente que o país teve. O único mal que Tancredo fez, foi trazer junto o Sarney e essa desgraça ta ai até hoje.
Os militares não sairam do dia pra noite, embora em 1985 já tinha sido data oficial dessa Ditadura, eles foram saindo de pouquinho em pouquinho, ficaram até 1989, e tem gente que acredita que a morte de tancredo também tenha sido forjada. Eu participei do exercito por um ano, e lembro que meu ex sargento era meio maluco das ideias e ficava  tempo todo falando "Agente vai voltar" hahahaha eu ria. Mas ai eu me deparo com esse vídeo, e como é que tem gente idiota nesse mundo, né?
Olha o naipe do tiozão, eu tenho medo dele...

0 comentários:

Postar um comentário