Hoje em dia, essa data simbolica transformada pelo capitalismo para que você corra e compre presente pra sua
Humpf!... Apenas mais um modo que acharam de fazer as pessoas gastar mais dinheiro. Porque você não vai dar presente pra sua mãe porque quer, porque acabou lembrando dela ou algo especial, você vai dar presente pra ela simplesmente por ser dia das mães e mais nada.
Mas nem sempre foi dessa forma, antigamente, lá na época da Dercy Gonçalves, na Grécia antiga e na Roma Imperial o povo comemorava e homenageava no mês da primavera a Deusa Cibeles e faziam oferendas de buques e botões de rosas vermelhas a Deusa e as mães. O fato de ser rosas é simplesmente de serem as preferidas dos romanos e convenhamos, naquele lugar as opções não são tão abrangentes, né?
Tempos depois no século XVII a Inglaterra dedicava o quarto domingo da quaresma dando um dia de folga para os operarios passarem um dia com suas mamães....óia que lindo, é que na época não existia folga, imagina que aperto devia dar no coração do patrão liberar o povo. Esse dia era conhecido como "Mothering Day" que deu origem ao "Mothering Cake" ou no Brasil como "Bolo da Mãe", um bolo gostoso de frutas pra passar o dia das mães em familia.
Mas como sempre, foram os estadunidenses
Uma vez, no inicio do século XX, uma jovem chamada Anna Jarvis entrou em depressão qando sua mãe morreu, as amigas ficaram muito preocupadas com ela e tiveram uma idéia pra melhorar o animo da jovem. Para eternizar a memoria da mãe de Anna com uma festa, daquelas que você senta com os amigos, e lembram histórias e ficam olhando os albuns de fotos, mas Anna quis estender esse momento para todas as mães, vivas ou mortas em pouquissimo tempo, isso acabou virando o Dia das Mães que foi oficializada em 9 de maio de 1914.
0 comentários:
Postar um comentário