I wanna rock, ROCK!

14 de jul. de 2011

Ontem como todos sabemos foi o dia do Rock N' Roll e nada melhor que comemorar o dia do rock quebrando uma guitarra ao som de Rolling Stones

O__O

O Rock, ao contrario do que todo mundo pensa, nasceu em Manhattan no seculo XIX onde ocorreu uma mistura de melodia europeia, mas especificamente da irlanda e de danças e ritimos africanos, só que não tinham a denominação rock, por isso a história nos leva para os EUA dos anos 40 com origens do estilo gospel, folk e o blues e pouco tempo depois foram misturados o country e o jazz. Não demorou muito pra ganhar o mundo com seu ritimo, foi algo contagiante, como se viesse de berço.


Na verdade é possivel ver indicios de blues e jazz nos anos 20, mas como da pra notar são estilos da musica negra, e naquela época a musica era algo racial e raramente era ouvida pela elite branca, pouquissimos musicos negros conseguiram atingir o auge da fama, quem ai lembra da canção 'Choo Choo Ch'Boogie' de Louis Jordan?
Ohhhhh yeah...!!!! \m/

Mas pra que esses negões cheio de estilo conseguise a fama, suas musicas eram escritas por escritores brancos. Já o country na decada de 30 que já era mais tocada por brancos mesmo acabou seduzindo o blues que por sua vez chamou atenção para o rock. E na decada de 50 nos depararmos com Elvis Presley.
Em 1951 um DJ chamado Alan Freed começou a tocar para uma audiencia multi racial, em 52 fez o primeiro grande evento de rock chamado de Moondog Coronation Ball e levou o credito por ser a primeira pessoa a usar o termo Rock N' Roll para descrever a musica e o sentimento, no filme Rock, Rock, Rock feito em 1956, Alan Freed interpreta a si mesmo e fala pro publico

"Rock and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: blues, jazz, ragtime, canções de cowboy, canções country e música folk.Todos contribuíram para o big beat."

Embora esse termo já tenha sido usado em letras de musicas de blues. Nos anos 50 foi criado uma expressão chamada "Rockabilly" para se refirir a um tipo rock que geralmente mas com algumas excessões eram gravados por musicos brancos.
O rock veio numa época em que esses problemas raciais estavam pra explodir nos EUA, essa exclusão que eu venho dito desde o começo não era só na musica, eram em todo o canto, nas escolas, nos transportes publicos, no jeito de morar com bairros separados. Mas em 54 foi feita uma lei pra parar com essa putaria de racismo, mas é dificil mudar os habitos só por que um tiozão conhecido como juiz diz pra mudar. Então mesmo não sendo mais legal, os negros continuavam sofrendo racismo, só que agora eles tinham mais peito pra bater de frente. E o rock misturando generos brancos e negros criou muita polemica e reações diversas.
Esse jeito Rock N' Roll de ser, de um dia pro outro tomou o mundo e influenciou estilo de vida, maneira de se vestir, de pensar, de falar. Criou um enorme mercado, e motivou os estudantes tanto negros quanto brancos a sairem em marchas sobre os direitos civeis nos EUA.
Ganhou um estilo próprio britanico e do bom e velho rock n' roll surgiram varios estilos...


Esse lance dos estilos é tenso. Eu fico besta de como tem cada vez mais banda podre subindo nessa ceninha rock brasileiro. Negócio é o visual, foda-se o som. Muitos estilos foram otimos, como punks, hevy metal e outros metal, eu que to vivendo numa fase ruim cercado por emos e coloridinhos. Por isso não devemos generalizar. Mas são muitos estilos que não dá pra falar todos, vou falar um pouquinho de alguns que gosto e de outros que são atuais.

O Rock N' Roll clássico
Lembro nas guardas do quartel quando o sargento não estava por perto eu ligava isso no meu mp3.

O Heavy Metal \m/
Metaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal

Trash Metal
IUAIhiuaiuhuia o manolo gritando no começo é o melhor.

New Metal
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!

Grunge
Essa musica é fera.

Punk
E na faculdade de história chapando com a galera...

HardRock
Óia as roupas deles...iuahiahiahuihaia

Rock Pop
Lalalalalalalalalalalallalalalalala

Rock Nacional (dos Bão)
E eu acho uma sacanagem a MTV nunca mais ter chamado o Herbert Vianna pro Rock Gol.
Pronto, chega, vamo baixar o nivel pra atualidade se não essa lista não acaba nunca....

EmoCore
Rock é coisa de véio. Moleque adolescente gosta do que os amigos gostam. Ou do que as meninas gostam.

Gospel

                                            A Igreja Evangélica é o câncer do Rock brasileiro.


COLORIDOS
Tudo que não presta é só botar universitário no final que vira aceitável? Então Restart é Rock Universitário?
Fazendo este post achei uma foto na net que acabou estragando minhas lembranças da infancia
Enfim, mas do combo “sexo, drogas e rock’nRoll”, já garanti a parte das drogas: tomei 1 tylenol. Agora só falta bater uma punheta e ouvir JonasBrothers.

0 comentários:

Postar um comentário