Na letra o cara ou é traido, deixado ou é o fodão, comedor.
Antigamente, quando eu era criancinha ouvia de muito aquelas musicas de raiz, o verdadeiro sertanejo e era legal pra caramba.
Esse estilo começou por volta de 1920 por compositores rurais. SERTANEJO é isso locais afastados da cidade com uma bagagem da cultura de dominação politica de coroneis, conhecedor da vida dura e boa do campo.
A região Centro Oeste, Sudeste e Sul (mais pro paraná) é onde se desenvolveu esse estilo.
O melhor do Brasyl!
Em 1929 um jornalista chamado Cornélio Pires resolveu fazer gravações dessas musicas. Ele pegou o sertanejo no seu original e em um de seus livros sobre o assunto (ele tem um monte) ele diz o seguinte:
-"Sua música se caracteriza por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e a tapera, mas sua dança é alegre".
Isso é o famoso Modão.
Esse periodo tem uma mudança depois da Segunda Guerra Mundial. Essa nova fase começa os duetos com intervalos e uns estilos mais arretados surgiram. Os instrumentos são substituidos, Os instrumentos coloniais, como a viola caipira é trocada por arcodeon, harpa. Agora não é mais um relato do campo, do estilo de vida e sim algo mais romantico e autobiografico, com conversas e tals.
E não para por ai não, os tempos passaram e entramos em um novo estágio. A era Universitária....Pam pam PAM.
O Sertanejo Universitario é uma nova forma de ver o sertanejo, os instrumentos estão mais sofisticados, as musicas mais aceleradas, agora o corno chorão do passado é substituido pelos festeiros, ou cornos conformados que levanta e da a volta por cima, ou ele ainda é um romantico, mas quer conquistar a mina e não sofrer por ela. Igual ao primeiro video.
Também há uma vontade de voltar as origens de 1920 com artistas do momento lançando CDs com titulos de "Só Modão".
Eu mal vejo a hora do sertanejo universitario se formar e se tornar sertanejo desempregado.
Quem é corno levanta a mão!
Compartilhe Esse Artigo: